Então anota ai, o cronograma se divide em três etapas, hidratação, nutrição e reconstrução e a partir disso que você vai montar o seu cronograma. Como o nome já diz, você vai fazer um cronograma para cuidar do seu cabelo. STOP ir no mercado ou farmácia e comprar a primeira mascara de tratamento que vê e achar que ela vai resolver todos os teus problemas, por que deixa eu te contar, pode ser a mascara mais cara do mundo, mas se você não souber usar, bye bye cabelo bom e saudável!
Primeiro de tudo, você precisa ter os produtos que vão fazer parte do teu cronograma, sem eles, nada feito! Mas calma, não precisa ser nada caro não, há uma infinidade de mascaras tanto caseiras quanto compradas para cada etapa do teu cronograma.
Na etapa de hidratação, é responsável por repor a água do fio, deixando o cabelo macio e sedoso, com aquele visco único! e dessa etapa você pode usar e abusar. Nutrição vai repor os lipídios do teu fio, deixando-o mais alinhado e brilhante, geralmente caracterizada pela presença de óleos e manteigas em suas mascaras, e por ultimo e não menos importante a reconstrução, com essa tu terá de ter bastante cuidado, pois o excesso de reconstrução pode tornar teu fio quebradiço.
Quando for comprar suas mascaras, sempre leia a composição, não podemos nos deixar levar apenas pelo rotulo principal, vai ser pela composição da mascara que tu saberá pra qual etapa do cronograma ela pertence, segue abaixo a lista de ingredientes que fazem parte de cada etapa do cronograma:
- Hidratação: Vitaminas, frutas e ervas; glicerina, extrato de jaborandi, aloé vera, babosa, etc, açúcar, maisena, d-panthenol, mel, vitaminas A, B, C e D, leite, iogurte natural, leite, água de coco e chocolate.
- Nutrição: Óleos, manteigas e ceras vegetais.
- Óleos de oliva extra virgem, macadâmia, argan, ojon, amêndoas doce, coco extra virgem, rícino, andiroba, buriti, abacate, semente de uva, etc.
- Manteigas de karité, manga, abacate, cupuaçu, tutano, etc.
- Ceramidas, geleia real, semi di lino, gérmen de trigo, etc.
- Reconstrução: Queratina, aminoácidos e proteínas; creatina, arginina, cisteína, biotina, elastina, proteína do trigo, colágeno, glicopan pet gold, sistemas repositores de massa, etc.
Agora vamos para o cronograma em si, ele varias muito de cabelo para cabelo, depende se teu cabelo é saudável, danificado, extremamente danificado, se tu sofre com oleosidade, elasticidade ou porosidade. Segue abaixo os principais cronogramas que existem e escolha o que menor se encaixa para o seu cabelo.
Mas lembre-se que é importantíssimo sentir o teu cabelo e como ele reage a cada etapa, a conforme ele ir se adaptando tu crias teu próprio cronograma, perfeito para o teu cabelo, mas lembre-se, a não ser que o teu cabelo esteja EXTREMAMENTE danificado, nunca faça reconstrução com menos de 15 dias de intervalo entre uma e outra, seus componentes são fortes e podem estragar muito seu cabelo se usar em excesso!
